Caracterização da Disciplina


A disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos, vulgarmente designada por IMEI, integra a componente de formação técnica, tecnológica e prática dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de técnicas de manutenção e reparação de equipamentos informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área.

Projecto PEST - Uma saída, Uma vida




A P.E.S.T. (Projecto de Educação Sexual de Turmas) é um projecto proposto a cada turma, para falar e tratar de assuntos tratados em Educação Sexual. A nossa turma (12ºE) decidiu criar um vídeo sobre gravidez na adolescência/gravidez indesejada, com várias imagens/fotografias compiladas, formando assim uma animação contínua.
Achámos que para além de ser uma forma diferente de divulgar os perigos da gravidez na adolescência e contra as doenças sexualmente transmissíveis, é também uma forma de divulgação para dar a conhecer aos jovens e adultos, os perigos da não utilização de métodos contraceptivos.

Como fazer uma boa apresentação oral

1. Não falar sem conhecer o assunto

O conselho é evitar os convites para falar de improviso ou sobre assuntos que não tenha nenhuma familiaridade. Contudo, se a oportunidade é impar e confiaram a você o espaço para discorrer sobre determinada temática então, estude bastante sobre o assunto, consulte os dados mais importantes e expresse somente o necessário durante a palestra, sem deixar transparecer insegurança. Seja sucinto e breve, pois quanto mais falamos sobre algo que não dominamos, mais ficamos expostos ao imprevisto.



2. Não falar sem conhecer o perfil do público ouvinte

Mesmo tendo um bom diálogo, não vacilante em encarar públicos desconhecidos e dominando o assunto com desenvolvimento, o palestrante pode falhar ao não conhecer o perfil do público. Portanto, não se deve discorrer com muitos detalhes para um público pouco informado assim como não se deve falar com superficialidade para uma plateia mais exigente, pois tornaria a palestra senso-comum e enfadonha, dessa forma, adapte o seu conteúdo e linguagem às características de seus ouvintes.



3. Não usar recursos audiovisuais inadequados

Tenha a noção do público e espaço para poder dimensionar corretamente os seus recursos audiovisuais. Tenha em vista à quantidade de pessoas que irá assistir à sua palestra, dessa forma, você poderá exigir um flip-chart ou um painel de datashow. Seria um tremendo erro utilizar um recurso para pequenas pessoas numa palestra para um grande público, assim como seria aviltante ao seu bom desempenho, fazer-se valer de inúmeros recursos, com extravagância, ofuscando o conteúdo.



4. Não se esconda no ambiente

Inúmeras vezes, o palestrante que não está à vontade na situação, esconde-se no ambiente no momento de uma apresentação visual: apaga todas as luzes, fala de costas para o público ou simplesmente aponta para a tela. Tudo isso, porém, é inapropriado à boa fala. Se você já está no decurso da fala, já se sente à vontade, para que se esconder? O palestrante deve-se encarar sem arrogância.



5. Não se perca no início

O início é sempre dificil porque o palestrante está com a adrenalina mais ativada. Está preocupado em como decorrerá a sua fala. Por isso, seja simples e encadeador: agradeça a presença de todos, conte uma pequena história que tem a ver com o tema, comente sobre os benefícios do assunto e encadeie as suas idéias numa sequência simples para que o público possa acompanhar.




6. Cuidado também com a conclusão

A conclusão é o momento sublime e não deve ser feita de maneira a passar despercebida. Prepare o público durante a fala para esperar a conclusão. Discorra sobre o assunto com suspense e eloquência para que a finalização seja o ápice da satisfação da plateia.
Não alongue demasiado, para não tornar enfadonha e provocar inquietações perturbadoras.



7. Não utilize roupas inadequadas

Esta é uma das mais antigas dicas, inclusive para os estudantes que irão apresentar seminários na Faculdade. Não utilize vestimentas inadequadas ao tema, ao público, ao ambiente, enfim, desconexas com a importância que você precisa de transparecer.
Verifique o tipo de palestra, se é formal ou não; o tipo de público e o tema.



8. Cuidado com a emoção e com o artificialismo

Falar com emoção é óptimo. Seja entusiasta a qualquer altura. Transpareça alegria e satisfação a cada tarefa da sua vida, inclusive a de encarar um público. Entretanto, perceba se o público está no mesmo timing que você, para não criar descompasso nem antipatia.
Por outro lado, cuidado também com o artificialismo. Esteja com tudo preparado, porém não demonstre estar preso. As pessoas não apreciam outras pessoas metódicas e sistematicas, por isso, seja espontâneo.